Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em Biotecnologia – PPGB (Federal University of Ceara, Graduate Program in Biotechnology)

Área do conteúdo

Inserção Social

Ações de extensão

Projeto: Biotecnologia nas escolas públicas de Sobral: ciência, bioética e suas aplicações na sociedade

Este projeto tem como objetivos promover a popularização da ciência e da biotecnologia por meio da apresentação e discussão de temas como tecnologias de produção e efeitos de vacinas, pesquisas com células-tronco, terapia gênica, sequenciamento gênico e edição de DNA e seus impactos na sociedade. Além disso, visa fornecer a base necessária para estudantes do ensino médio identificar processos biotecnológicos na sociedade, desenvolver o pensamento crítico e questionar as informações recebidas. Estimulará também a autonomia, curiosidade e envolvimento dos alunos. A partir das discussões em grupo, espera-se desenvolver atitudes sociais de respeito e sensibilidade, utilizando conhecimentos da área de biotecnologia aplicados ao desenvolvimento sustentável. O público alvo deste projeto é constituído por professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas da sede e dos distritos do município de Sobral-Ce. Pretende-se atender um público estimado de 600 participantes. As ações discutirão o papel das biotecnologias na sociedade como instrumento de fortalecimento da educação. As atividades serão direcionadas para discutir os seguintes temas: (1) biotecnologia e ficção científica, (2) desmitificação do processo de produção e dos efeitos de vacinas, (3) uso de células tronco embrionárias, (4) sequenciamento genético para prevenção de doenças, e (5) manipulação genética e suas consequências. Serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas (teórico-práticas) e exposições que acontecerão de maneira virtual e presencial, gerando produtos como e-books, manuais, cartilhas e documentário. Pretende-se, portanto, produzir retorno para o aprimoramento do próprio desenvolvimento científico e tecnológico; promover a inovação; e, sobretudo, beneficiar as populações menos favorecidas ou segmentos socialmente vulneráveis. Com isso, as escolas selecionadas para sediar as ações deste projeto poderão obter ferramentas para superar os desafios enfrentados no cotidiano, melhorando sua qualidade de ensino. O projeto conta com a participação de mestrandos e doutorandos em biotecnologia e também alunos de graduação.

Eventos realizados:

I Simpósio de Biotecnologia do Semiárido (I SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DO SEMIÁRIDO (even3.com.br))

Período: 29 a 30 de novembro de 2023.

Local: Auditório Central, Faculdade de Medicina, UFC – Sobral

O PPGB realizou o I Simpósio de Biotecnologia do Semiárido em novembro de 2023. Foi um evento de natureza multidisciplinar e contribuiu para promover a difusão da produção científica e tecnológica na região Norte do Ceará. Contou com cerca de 200 participantes e 103 trabalhos inscritos. O evento contribuiu para aproximar pesquisadores, alunos de graduação, de pós-graduação e empreendedores dos setores produtivos. Contou com a participação de palestrantes de núcleos acadêmicos nacionais e internacionais dedicados ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, de prospecção científica e tecnológica, bem como de gestão do conhecimento e da inovação.

Eventos futuros:

II Simpósio de Biotecnologia do Semiárido / VII Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Pequena Empresa (SInEGEPE)

Período: 27 a 29 de novembro de 2024.

Local: Auditório Central, Faculdade de Medicina, UFC – Sobral

O II Simpósio de Biotecnologia do Semiárido propõe-se a reunir pesquisadores de vários Estados do Brasil e também do exterior, os quais apresentarão aos estudantes, profissionais e pesquisadores, tópicos relacionados com os últimos avanços científicos e tecnológicos em várias áreas, como por exemplo, empreendedorismo, inovação, gestão de pequenas empresas, biotecnologia, bioprospecção de produtos naturais e sintéticos, testes in vivo e in vitro de produtos bioativos, biocatalisadores, novas tecnologias para desenvolvimento de fármacos e tratamento de câncer, e biotecnologias da reprodução humana e dos animais.

O Seminário Regional (SInEGEPE) objetiva oferecer um espaço de debates, de atualização, de divulgação e interação com os ecossistemas regionais de inovação, empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. É estruturado em temática que dialogue com os interesses das instituições interessadas em organizá-lo bem como com o desenvolvimento regional. Este evento permite maior aproximação entre a comunidade acadêmica que se dedica a estes temas e os agentes locais e regionais que fomentam, promovem, apoiam e/ou se interessam pelo empreendedorismo, a inovação e os pequenos negócios.

Projeto

Mini Cientistas: Encantando o Semiárido com Saúde e Saber

Este projeto é financiado com recursos do Ministério da Educação, por meio da Rede de Extensão Intersetorial – uma iniciativa voltada ao estudo de viabilidade e à construção de um modelo de governança para o fomento de redes intersetoriais com a educação no âmbito da extensão universitária. Essa rede parte de dois objetivos de igual importância:

(1) o desenvolvimento de redes intersetoriais em territórios marcados por vulnerabilidade social, por meio da articulação com áreas como assistência social, saúde, esporte, cultura, justiça, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação;

(2) a realização de atividades intersetoriais articuladas ao sistema de educação básica local, com o propósito de enfrentar desafios complexos que impactam o desenvolvimento da educação nos territórios.

O projeto Mini Cientistas surge como uma ação transformadora no semiárido cearense, levando ciência, saúde e saber a crianças da educação básica por meio de oficinas lúdicas, experiências práticas e atividades interativas. O projeto é conduzido por estudantes da graduação e da pós-graduação, aproximando universidade e comunidade com foco na inclusão científica e valorização do território.

A iniciativa conta com a importante parceria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, conta com a participação dos professores José Roberto Viana Silva, Igor Iuco Castro da Silva, Anderson Weiny Barbalho Silva and Mirna Marques Bezerra. Essa colaboração fortalece o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, permitindo a atuação de mestrandos na formação dos extensionistas, no desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis, e na tradução de conteúdos complexos – como microbiologia, biotecnologia e saúde preventiva – em linguagem adequada ao público infantil.

Com forte caráter interdisciplinar e interinstitucional, o projeto encanta crianças do semiárido com ciência, promove a cidadania e contribui para uma educação pública mais crítica, democrática e encantadora.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo