gov.br

Programa de Pós Graduação em Biotecnologia – PPGB

Inserção Social

Ações de extensão

Projeto: Biotecnologia nas escolas públicas de Sobral: ciência, bioética e suas aplicações na sociedade

Este projeto tem como objetivos promover a popularização da ciência e da biotecnologia por meio da apresentação e discussão de temas como tecnologias de produção e efeitos de vacinas, pesquisas com células-tronco, terapia gênica, sequenciamento gênico e edição de DNA e seus impactos na sociedade. Além disso, visa fornecer a base necessária para estudantes do ensino médio identificar processos biotecnológicos na sociedade, desenvolver o pensamento crítico e questionar as informações recebidas. Estimulará também a autonomia, curiosidade e envolvimento dos alunos. A partir das discussões em grupo, espera-se desenvolver atitudes sociais de respeito e sensibilidade, utilizando conhecimentos da área de biotecnologia aplicados ao desenvolvimento sustentável. O público alvo deste projeto é constituído por professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas da sede e dos distritos do município de Sobral-Ce. Pretende-se atender um público estimado de 600 participantes. As ações discutirão o papel das biotecnologias na sociedade como instrumento de fortalecimento da educação. As atividades serão direcionadas para discutir os seguintes temas: (1) biotecnologia e ficção científica, (2) desmitificação do processo de produção e dos efeitos de vacinas, (3) uso de células tronco embrionárias, (4) sequenciamento genético para prevenção de doenças, e (5) manipulação genética e suas consequências. Serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas (teórico-práticas) e exposições que acontecerão de maneira virtual e presencial, gerando produtos como e-books, manuais, cartilhas e documentário. Pretende-se, portanto, produzir retorno para o aprimoramento do próprio desenvolvimento científico e tecnológico; promover a inovação; e, sobretudo, beneficiar as populações menos favorecidas ou segmentos socialmente vulneráveis. Com isso, as escolas selecionadas para sediar as ações deste projeto poderão obter ferramentas para superar os desafios enfrentados no cotidiano, melhorando sua qualidade de ensino. O projeto conta com a participação de mestrandos e doutorandos em biotecnologia e também alunos de graduação.

Eventos realizados:

I Simpósio de Biotecnologia do Semiárido (I SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DO SEMIÁRIDO (even3.com.br))

Período: 29 a 30 de novembro de 2023.

Local: Auditório Central, Faculdade de Medicina, UFC – Sobral

O PPGB realizou o I Simpósio de Biotecnologia do Semiárido em novembro de 2023. Foi um evento de natureza multidisciplinar e contribuiu para promover a difusão da produção científica e tecnológica na região Norte do Ceará. Contou com cerca de 200 participantes e 103 trabalhos inscritos. O evento contribuiu para aproximar pesquisadores, alunos de graduação, de pós-graduação e empreendedores dos setores produtivos. Contou com a participação de palestrantes de núcleos acadêmicos nacionais e internacionais dedicados ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, de prospecção científica e tecnológica, bem como de gestão do conhecimento e da inovação.

Eventos futuros:

II Simpósio de Biotecnologia do Semiárido / VII Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Pequena Empresa (SInEGEPE)

Período: 27 a 29 de novembro de 2024.

Local: Auditório Central, Faculdade de Medicina, UFC – Sobral

O II Simpósio de Biotecnologia do Semiárido propõe-se a reunir pesquisadores de vários Estados do Brasil e também do exterior, os quais apresentarão aos estudantes, profissionais e pesquisadores, tópicos relacionados com os últimos avanços científicos e tecnológicos em várias áreas, como por exemplo, empreendedorismo, inovação, gestão de pequenas empresas, biotecnologia, bioprospecção de produtos naturais e sintéticos, testes in vivo e in vitro de produtos bioativos, biocatalisadores, novas tecnologias para desenvolvimento de fármacos e tratamento de câncer, e biotecnologias da reprodução humana e dos animais.

O Seminário Regional (SInEGEPE) objetiva oferecer um espaço de debates, de atualização, de divulgação e interação com os ecossistemas regionais de inovação, empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. É estruturado em temática que dialogue com os interesses das instituições interessadas em organizá-lo bem como com o desenvolvimento regional. Este evento permite maior aproximação entre a comunidade acadêmica que se dedica a estes temas e os agentes locais e regionais que fomentam, promovem, apoiam e/ou se interessam pelo empreendedorismo, a inovação e os pequenos negócios.