gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Programa de Pós Graduação em Biotecnologia – PPGB

Rede Biotec Sobral

A REDE BIOTEC SOBRAL (https://redbiotec.ufc.br/pt/) foi oficialmente lançada durante o I Simpósio de Biotecnologia do Semiárido realizado em novembro de 2023. Este evento contou com a presença dos membros fundadores da REDE BIOTEC SOBRAL e de representantes das várias instituições envolvidas (Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro Universitário Uninta, Instituto Federal do Ceará e Embrapa Caprinos e Ovinos).

A REDE BIOTEC SOBRAL é um colegiado de 40 pesquisadores das seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro Universitário Uninta e Embrapa Caprinos e Ovinos. A rede possui como principal finalidade a realização de projetos coletivos que visem a produção de conhecimento, formação de recursos humanos e o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos na região de Sobral – Ceará.

A rede de pesquisa se organiza em torno da realização de projetos envolvendo dois ou mais integrantes. As atividades são desenvolvidas numa dinâmica de interdependência e complementariedade, buscando qualidade na produção do conhecimento, otimização do uso de recurso e da infraestrutura física e de equipamentos das instituições envolvidas, dividindo-se nas seguintes áreas de pesquisa:

• Bioprospecção de produtos naturais e sintéticos.
  • Testes in vivo e in vitro de produtos bioativos.
  • Desenvolvimento, caracterização e avaliação de sistemas nanoestruturados de liberação de produtos bioativos.
  • Prospecção de marcadores associados a doenças animais e ao melhoramento genético.

É objetivo geral da rede contribuir para a geração de novos métodos, modelos, técnicas e ferramentas na área da Biotecnologia como soluções para problemas enfrentados pela sociedade, com atenção especial aos desafios do interior do estado do Ceará.

Os objetivos específicos da rede estão listados abaixo:

• Promover a interação de pesquisadores que atuam na área de biotecnologia na região de Sobral.
  • Proporcionar a otimização do uso de infraestrutura física e de equipamentos das instituições participantes.
  • Reduzir os custos das pesquisas e contribuir para o aumento da publicações e desenvolvimento de produtos biotecnológicos.
  • Incentivar a realização de parcerias dos pesquisadores com empresas que atuam na área de biotecnologia.
  • Estimular o bioempreendedorismo em pesquisadores e discentes através da prospecção de ideias e/ou pesquisa inovadoras.
  • Estimular a implantação de incubadoras de empresas que visem a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores na área de biotecnologia.
  • Promover a capacitação de recursos humanos e transferir as tecnologias geradas, adaptadas e validadas no âmbito da Rede para o setor produtivo.
  • Organizar eventos científicos para a divulgação das pesquisas e para a troca de experiências entre pesquisadores.
  • Definir estratégias para captação de recursos junto as instituições de fomento à pesquisa.
  • Desenvolver estratégias de treinamento de alunos de graduação nos laboratórios das instituições envolvidas.